Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Biografia de José Anastácio da Cunha

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

José Anastácio da Cunha

Matemático de genial invento e poeta nasceu em Lisboa a 11 de Maio de 1744. A sua obra matemática, nomeadamente os seus Principios Mathematicos (Lisboa, 1790), que suscita a maior atenção por parte da comunidade científica e histórica, tanto nacional como internacional. A par de extremamente inovador e rigoroso, admite-se hoje que se tenha antecipado a Cauchy na descoberta da fórmula conhecida pelo nome de Cauchy-Bolzano.

Filho do conceituado pintor Lourenço da Cunha e de Jacinta Inês, efetuou os seus estudos médios na Casa das Necessidades da Congregação do Oratório de Lisboa, cujo ensino, oposto ao jesuítico, se caracterizava pela liberalidade e pelo humanismo, bem como pela adoção da chamada Filosofia Moderna.


Em Junho de 1764, José Anastácio da Cunha foi nomeado primeiro-tenente no Regimento de Artilharia do Porto, organizado na Praça de Valença do Minho.

Destacado em Almeida pelos anos de 1767-1769, elaborou uma Carta Fisico-Mathematica (Porto, 1838).
Em 1773 o Marquês de Pombal nomeou-o lente de Geometria na Universidade de Coimbra, na seqüência da Reforma da Universidade levada a efeito em 1772, mercê das suas qualidades científicas e do espírito inovador que vinha manifestando. Este acontecimento ocorre no segundo ano de funcionamento da Faculdade de Matemática, criada quando da chamada Reforma Pombalina daquela Universidade.

Em Coimbra, também a sua curta passagem se tornou notada.
Logo de início, propôs-se ensinar de fato, modificando os métodos de ensino na cadeira que regia. O que provocou protestos da massa conservadora estudantil. Não contente com isso, enquanto os outros "brilhantes" lentes da Faculdade de Matemática se limitavam a seguir traduções de obras estrangeiras, apresentou um compêndio de Geometria de sua lavra, o que causou as inevitáveis invejas.
Após a morte de D. José I, em 1777, foi denunciado à Inquisição, preso em 1 de Julho de 1778 e acusado de envolvimento com os protestantes ingleses em Valença, de ler Voltaire, Rousseau, Hobbes e outros autores perigosos e de corromper as gerações mais novas através da sua eloqüência.
Condenado a três anos de reclusão na Congregação do Oratório em Lisboa e a quatro anos de degredo para Évora, apenas cumpriu dois anos de reclusão, sendo posto em liberdade em finais de 1870.

Em 1781, aproveitou-o Pina Manique para regente de estudos e professor substituto do curso matemático do Colégio de S. Lucas da Casa Pia de Lisboa. No ano de 1785 teve uma violenta questão científica com José Monteiro da Rocha, ex-colega da Universidade e agora acadêmico. Anastácio da Cunha tem como obra mais relevante os Principios Matemathicos, onde revela uma criatividade assinalável e os seus grandes conhecimentos.
Apresenta ainda uma definição de exponencial que vem demonstrar o seu mérito e originalidade para a época.
Merece referência ainda o seu "Ensaio sobre os princípios de Mechanica" onde defende que a mecânica, embora se servindo de métodos matemáticos, é física e não simplesmente matemática.
Viria a morrer na freguesia de S. Pedro em Alcântara, a 1 de Janeiro de 1787.


REFERÊNCIAS: 
RODRIGUES, Vânia - Vida e obra de José Anastácio da Cunha . [Consult. 22 Abril 2010]. Disponível em WWW: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/acunha/vida.htm
REIS, Fernando – Ciência em Portugal : personagens e episódios.[Consult. 22 Abril 2010].Disponível em WWW: http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p7.html

Veja também, outras Biografias de Matemáticos disponíveis no blog.

Em breve mais atualizações, aguarde.
Assine aqui, o feed do Matemática na veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto ficamos por aqui, Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.

Observação:
- Após terminar seus downloads, passe um antivírus antes de abrir seu arquivo.
- Crie um ponto de restauração no Windows, antes de instalar qualquer programa,ou arquivo .

Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares