Follow by Email

Assine nosso Feed , e receba as atualizações do blog


Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Siga o Coelho Branco

Cronologia da historia da matematica

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.


CRONOLOGIA DA HISTÒRIA DA MATEMÁTICA

2138 a.C. Os chineses Sol Lusse Yong e Rêve Lex Yong inventam o Tangram (Software).

2000 a.C. Os primeiros Sistemas de Numeração de base 60 surgem nas civilizações Sumérica e Babilônica

1700 a.C. Foram descobertas referências a certas equações do 2º grau para resolver problemas numéricos.

624-546 a.C. Vida do "primeiro matemático", Thales de Mileto cujo lema era "a água é o princípio de todas as coisas". Entre outros, demonstrou que “um ângulo inscrito numa semicircunferência é reto”, "uma circunferência é bissectada pelo seu diâmetro” e o já famoso Teoremas de Thales, "se dois triângulos são tais que dois ângulos e o lado por eles compreendido de um deles são geometricamente iguais respectivamente a dois ângulos; e ao lado por eles compreendido no outro, então os triângulos são geometricamente iguais".

Para Thales de Mileto, a questão não era "o que sabemos", mas “como sabemos”. (Aristóteles)

Séc. VI a.C. Vida e obra do "pai da Matemática", Pitágoras de Samos, que em Crotona fundou a escola pitagórica. Foi Pitágoras quem primeiro demonstrou o teorema "em todo o triângulo retângulo o quadrado construído sobre a hipotenusa é equivalente à reunião dos quadrados construídos sobre os catetos", teorema esse que os egípcios e hindus já usavam.

Séc. V a.C. Hipócrates de Quios foi o primeiro matemático a usar letras nas figuras geométricas.

480 a.C. Paradoxos de Zenão de Eléia: de Aquiles e da tartaruga, da dicotomia, da flecha e de estádio [só esclarecidos 24 séculos mais tarde por Cauchy].

450 a.C. Demócrito desenvolveu a sua teoria atômica sobre o universo no qual incluiu o conceito, pouco usado, de infinito.

426-348 a.C. Platão, discípulo de Sócrates, formulou a filosofia das formas ideais, que influencia a atual filosofia platonista da Matemática.

348-322 a.C. Vida e obra de Aristóteles, autor do Organon [trabalho fundamental para a lógica dedutiva tradicional].

Séc. IV a.C. Euclides de Alexandria estabelece os fundamentos da geometria clássica [na altura método euclidiano, hoje método axiomático], válidos até hoje, com os seus 13 livros, “Os Elementos”, talvez o conjunto de livros mais editado [além da Bíblia] em diversas línguas.

310-230 a.C. Aristarco de Samos, astrônomo e matemático grego, é o primeiro homem a afirmar que a Terra gira em torno do Sol, ao mesmo tempo em que gira em torno de si mesma.

287-212 a.C. Arquimedes de Siracusa, considerado o maior matemático grego [além de um grande físico]lém da Bíblia)ISTÓ, domina o panorama dos números ao prolongar a numeração grega até atingir números muito grandes, o que põe em prática calculando o número de grãos de areia que existem no universo, e afirmou que o número PI estaria entre 3,14084 e 3,14285. Além disso, descobriu métodos gerais para determinar áreas de figuras planas curvilíneas e volumes de sólidos limitados por superfícies curvas, inventou um sistema de numeração permitindo escrever ou enumerar números tão grandes quanto se quisesse, foi o percussor do cálculo diferencial, etc.
242-170 a.C. "O Ggrande Geômetra", foi o epíteto de Apolônio de Perga atribuído pelos seus contemporâneos. A sua grande obra composta de  8 livros ‘As cônicas’. Além disso, escreveu ‘Sobre dividir em uma razão’, ‘Sobre cortar uma área’, ‘Sobre tangências e planos’. Ficou famoso o Problema de Apolônio ‘Sobre lugares (geométricos ou O Problema dos Contatos): “Dados 3 círculos quaisquer, traçar um quarto de círculo que seja tangente aos 3 círculos dados”.

Os assuntos são daqueles que merecem ser dignos de estudo por si mesmo. (Apolônio)

230 a.C. Medindo com o goniômetro as amplitudes dos ângulos formados pelos raios solares com a vertical, no mesmo instante, em Siena e em Alexandria, Erastóstenes de Cirene (276-197 a.C.) mediu pela 1ª vez de maneira rigorosa o comprimento da circunferência terrestre.

Séc. I Documentos mostram que os chineses já sabiam resolver equações e sistemas de equações utilizando o ábaco.

Séc. III Obra Aritmética composta de 6 volumes pelo 'pai da álgebra', Diofanto de Alexandria (250?) obra essa que fala das soluções de equações algébricas e da teoria dos números.

Séc. IV/IX Os Hindus introduzem o zero (a quem chamam Sunya, isto é, 'vazio') e a numeração decimal no seu sistema de numeração. Constitui a base do conceito atual de número e, por conseguinte, da álgebra e de todas as matemáticas modernas.

628 DC. O matemático indiano Brahmagupta (598-665) escreve, em verso, a obra Braham-sphutasdhânta, tratado sobre o sistema astronômico, mas com dois capítulos dedicados à Matemática. A sua grande contribuição geométrica foi à generalização da fórmula de Heron de Alexandria (séc. I/II a.C.).

Séc. X/XI Estes dois séculos são dominados pelos matemáticos muçulmanos. Destacam-se o algebrista Abu Kamil e o matemático Al Uqlidisi, que se dedicou ao estudo das frações decimais.

Séc. XII O matemático indiano Bhaskara (1114-1185) estabelece a fórmula de nCp. Foi este matemático quem falou, pela primeira vez, do infinito como sendo o inverso do zero.

1202 O matemático italiano Leonardo de Pisa (1180-1250), conhecido como Fibonacci (o coelheiro), estabelece as bases da álgebra ocidental, ao fundir os conhecimentos sobre matemáticas muçulmanas e indianas no seu Líber Abaci [ livro do ábaco ], mas que afinal tratou-se de um livro essencialmente sobre métodos algébricos indo-árabe.

1276 Torna-se Papa João XXI o matemático (além de médico e diplomata) português Pedro Hispano (1216-1277), percussor da moderna lógica matemática no seu compêndio “Summulae Logicales”, livro escolar obrigatório de todos os centros europeus durante mais de 3 séculos (a 28 de Março de 2000, o sarcófago que alberga os seus restos mortais encontrou uma sepultura condigna com a inauguração do mausoléu, na catedral de Viterbo, em Itália).
A filosofia hispânica pagará abundantemente as vigílias de quem a puder estudar e compreender. (Leibniz)

Séc. XVI - Vida e obra de Nicolau Copérnico (1473-1543) que propôs o sistema heliocêntrico do mundo planetário no tratado “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, célebre no mundo da astronomia e com 3 capítulos dedicados à trigonometria.

1534 - Niccolo Fontana (Tartaglia, 1499-1557) descobre uma regra para determinar as soluções de uma equação cúbica do gênero x3+px=q [ divulgada por Cardano (1501-1576)). Além disso, Tartaglia escreveu o Triângulo Numérico de Tartaglia I e II [ também designado de Pascal ].

1572 - Obra “L’Álgebra” escrita por Rafaël Bombelli (1526? -1573?) onde que, pela primeira vez aparecem os números complexos na resolução das equações do tipo x3+px=q (ou seja, foi o estudo das equações do 3º grau, e não o das equações do 2º grau, que ‘obrigou’ a introduzir os números imaginários. Primeiro processo arquivado pelo procurador Cunha Rodrigues)

1569 - Publicações do Livro de “Algebra en Arithmetica y Geometria” de Pedro Nunes (1502-1578), a sua obra mais metódica e rigorosa.

1582 - O holandês Simon Stevin escreve a primeira obra européia dedicada à teoria geral das frações decimais. Nela dá o passo definitivo para a atual notação dos decimais. Escreve, por exemplo, 679(0)5(1)6(2), onde hoje colocaríamos 679,56. Dez anos depois, o suiço Jost Bürgi simplifica esta notação e substitui-a por outra mais próxima da atual: 679° 56.

1592 - O italiano Magini troca o símbolo (°) por um ponto  (679.56) e inventa o sistema de notação de decimais que hoje se aplica nos países anglo-saxônicos. Por fim, a representação com vírgula, que virá a ser utilizada nos restantes países, foi idealizada por Snellius, em 1604.

Séc. XVI - Nos finais deste século, Ludolph Van Ceulen encontrou a expressão de p com 35 casas decimais. Para isso, teve de dedicar toda a sua vida ao cálculo, que o levou a utilizar um polígono de 1.073.741.284 lados. 
O resultado foi PI =3,1415926535979323846264383327950288, número que foi gravado no seu túmulo, em reconhecimento do esforço.

1605 - Johannes Kepler (1571-1630) descobre que a órbita de Marte é elíptica.
“Onde existe matéria, existe geometria.” (Kepler)

1614 - John Napier; (1550-1617), um escocês mais conhecido por Neper, inventa os Logaritmos Naturais ou Neperianos.

1632 - Obra de Galileu Galilei (1564-1642), Os dois principais sistemas, em que adota o modelo do sistema heliocêntrico proposto por Copérnico. Em As duas novas ciências, mostra propriedades dos infinitamente grandes e dos infinitésimos.

1637 - Surge a geometria analítica de René Descartes (1596-1650) Foi ele o criador da representação algébrica moderna, onde as incógnitas são simbolizadas pelas últimas letras do alfabeto (x, y e z) e os dados pelas primeiras (a, b, c,...).

1650 - Pietro Mengoli (1625-1686) escreve “Novae quadraturae arithmeticae”, obra sobre séries infinitas.

1654 - Pierrede Fermat; (1601-1665), matemático nos tempos livres. (Deixou trabalhos importantes sobre a teoria dos números e foi fundador da geometria analítica juntamente com Descartes) e Blaise Pascal (1623-1662, matemático e físico, inventor da primeira máquina de calcular e autor de textos célebres filosófico-religiosos) iniciam o estudo do que viria a ser o cálculo de probabilidades: com a troca entre os dois de 8 cartas com as reflexões sobre jogos de azar.
1655 - Publicação do livro “Aritmética Infinitorum” do matemático inglês John Wallis (1616-1703), primeiro a usar o símbolo de infinito ().

1665 - Surge um manuscrito de Isaac Newton (1642-1727), grande matemático e físico inglês, enunciando a fórmula do desenvolvimento do binômio de expoente qualquer e lançando os primeiros fundamentos do seu método dos fluentes e das fluxões. Em 1689, o mundo conhece a sua grande obra “Philosophiae naturalis Principia Mathematica” onde é anunciada a "Lei da atração universal" (e se definem os princípios de mecânica racional que haverão de reger toda a Física dos séculos XVIII e XIX, até ao advento da Relatividade).

“Se consegui ver mais longe do que outros, foi porque, me ergui sobre os ombros de gigantes.” ( Newton)

1684 Wilfred Leibniz (1646-1716) consagra-se como o co-criador ( juntamente com Newton) do cálculo diferencial e integral (através da sua obra “Nova methodus pro maximis et minimis” ).

1690 Sai o Traité d'Algébre, obra que inclui o Teorema de Rolle, por Michel Rolle (1652-1719).

1713 - Publicação da obra “Ars conjectandi” (obra extensa sobre a teoria das probabilidades) de Jacques Bernoulli (1654-1705).

1730 Abraham De Moivre (1667-1754) apresenta a obra “Miscellanea Analytica” dedicado ao estudo da trigonometria associado aos números complexos e às fórmulas de Moivre.

1736-1813 Vida e obra de Lagrange, percussor da utilização sistemática da derivada e do seu sinal no estudo de uma função e na construção do respectivo gráfico.

1737 Lambert demonstra que PI é um número irracional.

1739 O símbolo "e" é usado (para designar o número de Neper) pela primeira vez por um dos mais férteis escritores matemáticos de sempre, o suíço Leonhard Euller (1707-1783). Este que desenvolveu diversos temas: Análise e Cálculo Diferencial, Cálculo Integral, Cálculo das Variações, Movimento dos Planetas e da Lua (além de Geometria, Topologia, Mecânica, Física, Astronomia e Ciências Naturais).

1754 Torna-se secretário perpétuo da "Academia das Ciências" o mais influente cientista francês, JeanLe R. D'Alembert (1717-1783).

1764. Publicado o Teorema de Bayes devido a Thomas Bayes (1702-1761) matemático e teólogo inglês.

1769. Nasce o matemático amador autor do Teorema de Napoleão, Napoleão Bonaparte.

1777 O matemático e naturalista francês Georges Leclerc [conde de Buffon, 1707-1788 ] acrescentou à sua obra de 36 volumes, História Natural, um suplemento sobre probabilidades onde resolve o curioso "problema da agulha".
Agulhas de Buffon

1781-1840 Vida e obra do matemático francês S. Denis Poisson (1781-1840) que estudou a distribuição de probabilidade que tem o seu nome.

1782. Começa a ser impresso o livro “Principios Mathematicos” de José Anastácio da Cunha (1744-1787).

1804. Dissertação publicada debaixo do título “Sopra la determinazione delle radice nelle equazioni numeriche di qualunque”, grado por Paolo Ruffini (1765-1822).

1806. O suíço Jean-Robert Argand (1768-1822) cria a representação geométrica dos números complexos [embora isso já tivesse sido feito pelo esquecido topógrafo norueguês Caspar Wessel, 1745-181].

1807-1822 Jean Joseph Fourier (1768-1830) estuda as séries trigonométricas com o seu nome, que permitirão uma grande evolução na física posterior.

1809 É publicada o primeiro livro sobre geometria diferencial, “Application d'analyse à la géometrie”, obra do francês Gaspar Monge (1746-1818), pai da geometria descritiva.

(1777-1855) Obra Teoria do movimento dos corpos celestes por Karl Fredrich Gauss onde surge a lei normal, a propósito dos erros nas observações astronômicas, e a sua curva em forma de sino. Gauss foi um matemático de grande criatividade: foi o fundador da Estatística Matemática e deixou uma obra muito diversificada, desde o Teorema fundamental da álgebra ao Movimento dos Corpos Celestes; desde a geometria hiperbólica à estatística, passando por Geodésica, números complexos e séries.

“A Matemática é a rainha das ciências e a Aritmética é rainha da Matemática.” (Gauss)

1812. Pierre Simon de Laplace (1749-1827), matemático membro da Academia de Ciências de Paris (conhecido como o Newton francês), publica a obra Teoria Analítica das Probabilidades (já havia publicado anteriormente, o Tratado de Mecânica Celeste).

1814. Augustin Louis Cauchy (1789-1857) consegue finalmente edificar a análise matemática sobre uma base racional tratando sistematicamente os infinitésimos como "variáveis tendentes para zero" e dando uma definição lógica e rigorosa do conceito de "Limite".

1822. Obra “Traité des Propriétés Projectives” do francês Jean Victor Poncelet (1788-1867).

1824 Niels Henrik Abel (1802-1829) publica, num artigo, a prova de que se o grau de uma equação é maior que quatro; e não existe uma fórmula geral em função de seus coeficientes para achar suas raízes (Teorema de Abel-Ruffini).

1829 O prussiano Carl G. J. Jacobi (1804-1851) usa pela primeira vez o termo "jacobiano" para designar um determinante especial análogo para funções de várias variáveis, do quociente diferencial de uma função de uma variável.

1829-1859 Nascem às geometrias não-euclidianas, através dos estudos de Nicolai Lobatchewski (1793-1856), János Bolyai (1802-1860) e Georg F.B. Riemann (1826-1866).

1830. O francês Evariste Galois (1811-1832) cria a teoria de grupos, a base da matemática moderna.
- Giusto Bellavitis (1803-1880), professor na Universidade de Pádua, formaliza o cálculo vetorial.
- Demonstração do Teorema de Bolyai-Gerwien, de Farkas Bolyai e P. Gerwien.

1834. Na obra “Teoria das Funções”, Bernhard Bolzano (1781-1848) publica um lema que estabelece a existência de um ínfimo limite superior para um conjunto fechado de números reais [mais tarde conhecido como Teorema de Bolzano-Weierstrass].

1844. Obra Teoria da Extensão de Hermann Grassmann (1809-1877), matemático alemão ligado ao desenvolvimento do cálculo vetorial. Na sua “Teoria das Correntes e Marés, Grassmann definiu produto escalar de 2 vetores (a quem deu o nome de produto linear].

1854-1912- Vida e obra de um matemático produtivo: Jules Henri Poincaré  [ mais de 500 obras sobre diversos campos da Matemática e Física].

1858 O advogado inglês Arthur Cayley (1821-1895) inventa o cálculo matricial.
- É descoberto o que ficou conhecido por “Tira de Möbius” graças a August Ferdinand Möbius (1790-1868) e, independentemente deste, a Johann Benedict Listing (1808-1882)

1865. Lançamento do livro Alice no país das maravilhas, por "Lewis Carrol", pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898).

1866. Obra “Logic of change” de John Venn (1834-1923) [diagramas de Venn]

1867 O descendente de uma família judia originária de Portugal, George Cantor (1845-1918), defende, na Universidade de Berlim, a tese de doutoramento consagrada às equações indeterminadas do 2º grau ax²+by²+cz²=0.

1872. Karl Weierstrass (1815-1897) dá o 1º exemplo de uma função contínua não derivável em ponto algum do seu domínio.

“Ninguém nos expulsará do paraíso que Cantor criou para nós.” (Hilbert)

1879. Primeira definição explícita de corpo numérico como sendo uma coleção de números que formam um grupo abeliano [comutativo] em relação à adição e multiplicação, no qual a multiplicação é distributiva em relação à adição por parte de Julius W. Richar Dedekind (1831-1916).

1881 Leopold Kronecker (1823-1891) prova que o conjunto dos números da forma a+b Ö 2 onde a e b são racionais, é um corpo.

1898. Nasce Maurits Cornelis Escher (1898-1972).

1899. David Hilbert (1862-1943) torna-se o principal representante de uma "escola axiomática" ao publicar Fundamentos da Geometria.

1902. Apresentação da tese de doutorado [revolucionária nas suas concepções] “Intégrale, longueur, aire”  por Henri Lebesgue (1875-1941).

- Final da obra “Leis Fundamentais da Aritmética” de Gottlob Frege (1848-1925).

“O lenço de Lebesgue, sacudindo da teoria dos planificáveis o pó enganador da continuidade das derivadas, é o símbolo de uma atitude científica, bandeira de bom combate.” (Vicente Gonçalves)

1904. Primeira referência à curva de Koch pelo matemático sueco Helge Von Koch (1870-1924).

1905. Publicada a Teoria da relatividade restrita, da autoria de Albert Einstein (1879-1955).

1930 O matemático russo Andrei Kolmogorov (1903-1987) constrói um sistema de axiomas para o estudo das probabilidades com base na teoria dos conjuntos e nas propriedades das freqüências relativas.

- A IBM constrói o MARK 1, uma calculadora eletromecânica totalmente automática, superada logo depois pelo ENIAC que era baseado em fluxo de elétrons através de tubos de vácuo, construído devido às necessidades militares da época sendo que um dos responsáveis pelo projeto foi John Von Neumann (1903-1957).

1939. Surge o primeiro volume de uma grande obra chamada Elementos de Matemática que ainda está em pleno desenvolvimento, tendo sido editado o seu trigésimo primeiro volume em 1965 o qual ainda não está completo na sua parte I, "As Estruturas Fundamentais da Análise" com os subtítulos: Teoria dos Conjuntos, Álgebra, Topologia Geral, Funções de Variável Real, Espaços Vetoriais Topológicos e Integração. Nas suas páginas há o nome do autor - Nicolas Bourbaki - um francês inexistente com nome grego. Bourbaki designa um grupo de matemáticos, quase todos franceses, que formam uma espécie de sociedade secreta, da qual André Weil (1906-1998) e Jean Dieudonné (1906-1992) são dois dos mais importantes líderes.

1941 É publicada nos números 5, 6 e 7 da "Gazeta de Matemática" a obra A Lógica Matemática e o ensino médio de José Sebastião e Silva (1914-1972).

1942. Publicado o livro de Bento de Jesus Caraça (1901-1948), “Conceitos Fundamentais de Matemática”.

1948. Curt Herzstark, da Áustria, inventa a primeira calculadora mecânica portátil, um modelo a que chamou "Curta".

- Pela primeira vez é executado um programa armazenado na memória de um computador (The Baby Machine ou Small Scale Experimental Machine) concebido por Tom Kilburn (1921-).
- Dirk Struik (1895-19xx) escreve A Concise History of Mathematics.

1949 O computador ENIAC calcula 2037 casas decimais do PI.

1975 A Sharp e a Hewlett Packard lançam as primeiras calculadoras programáveis de bolso, percussoras dos modelos atuais.

- Benoit Mandelbrot (1924-), um polaco da IBM (autor da obra The fractal geometry of nature), consolidou e reinterpretou os trabalhos dispersos de muitos matemáticos antecedentes para mostrar que é matematicamente possível definir uma dimensão fracionária.

1976 Paul Emil Appel (1855-1930) e W. Haken demonstraram, com a ajuda do computador, o Teorema das 4 cores (outrora conjectura, formulada em 1852).

1996 Usando um supercomputador da série Cray T90 calculou, no Silicon Graphics’s Cray Research, o maior número primo conhecido até àquela data: tem 378.632 algarismos e é igual a 21.257.787-1.

1997 O último Teorema de Fermat é completamente demonstrado por Andrew J. Wiles (1953-)

2002 Após 400 horas e um supercomputador, dez investigadores do Centro de Tecnologia da Informação da Universidade de Tóquio (coordenada por Yasuma Kanada) estabeleceram o valor de PI com 1.241 bilhões de algarismos.

2004 Um matemático amador da Califórnia, Josh Findley, usou um software para PC distribuído gratuitamente pela Great Internet Mersenne Prime Search para descobrir o maior número primo: 224.036.583-1 (ficou 38% aquém do necessário para ganhar os 100 mil dólares que a Electronic Frontier Foundation oferece a quem conseguir um primo de dez milhões de dígitos).


Assine aqui, o Feed do Matemática Na Veia , e receba por e-mail os artigos do blog. Fique por dentro das novidades, e curiosidades da matemática.

Veja mais  sobre vida destes matemáticos em  Biografias  no blog.

Em breve mais atualizações, aguarde!

Se você quer cooperar com dicas, programas, artigos. Fique a vontade, e mande um e-mail para caco36@ibest.com.br ,ou comente aqui mesmo, por enquanto é só. Agradeço antecipadamente, comentários, dicas, criticas e sugestões.



Share on Google Plus
Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários:

Postar um comentário

Precisa de ajuda? Use o e-mail hazimuthe@gmail.com

É necessário Colocar sua dúvida aqui nos comentários também. Assim que for possível ela será resolvida.

Regras básicas para comentar:

- Ao pedir ajuda,não use a opção anônimo.
- Como última alternativa use a opção [ Nome e (ou) Url ].
- Os comentários serão todos moderados.
- Obrigado!

Aceita tomar um chá conosco? Atreva-se!

Postagens Populares